Eletrocatálise
A eletrocatálise é o campo da química que estuda a aceleração de reações eletroquímicas por meio de catalisadores. Essas reações ocorrem em interfaces entre um eletrodo e um eletrólito, onde o catalisador facilita a transferência de elétrons, reduzindo a energia necessária para a reação ocorrer. Em um dos ramos da eletrocatálise, utilizam-se biomoléculas como catalisadores, o qual pertence ao campo da bioeletroquímica.
O Prof. Dr. João Carlos Perbone de Souza tem como foco a área de bioeletroquímica, um tema central para o desenvolvimento de novas fontes de energia sustentável, biossensores, bioeletrossíntese e o estudo fundamental de transferência de elétrons entre biomoléculas e a superfície dos eletrodos.
Essa linha de pesquisa tem aplicações diretas em tecnologias de energia limpa, permitindo o desenvolvimento de biocélulas a combustível enzimáticas ou microbiológicas mais eficientes que utilizam substratos orgânicos, as quais podem auxiliar na redução da dependência de combustíveis fósseis.