Catálise Heterogênea

A catálise heterogênea é uma área da química que envolve o uso de catalisadores em uma fase física diferente dos reagentes e produtos. Por exemplo, o catalisador pode ser um sólido, enquanto os reagentes e produtos estão em estado líquido ou gasoso. Esses catalisadores são utilizados para acelerar reações químicas, reduzindo a energia necessária para as reações ocorrerem, sem que o catalisador seja consumido no processo.

O Prof. Dr. Luiz Gustavo Possato concentra sua pesquisa na criação e otimização de novos materiais catalisadores, incluindo nanopartículas suportadas e redes metalorgânicas (MOFs), que possuem ampla aplicação em processos industriais. Suas investigações focam tanto na síntese de produtos de química fina — como fármacos e outros compostos de alto valor agregado — quanto no tratamento de contaminantes ambientais, por exemplo, na degradação de poluentes em águas residuais ou gases tóxicos.

A pesquisa do professor visa aumentar a eficiência catalítica, o que envolve maximizar a velocidade das reações químicas ao mesmo tempo, em que se minimiza o consumo de energia e de materiais. Isso resulta em processos mais sustentáveis, tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental, alinhando-se às demandas por tecnologias mais limpas e eficazes nas indústrias químicas e ambientais.